No próximo sábado, dia 12 de julho, às 19h, o tradicional Cine São Luiz, no coração de Fortaleza, será palco do lançamento do filme “Ceará Francês”, obra audiovisual que resgata de forma sensível e educativa os laços históricos entre o Ceará e a França. O acesso ao evento é livre, no entanto, há a opção de doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Toca de Assis, instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade.
Originalmente lançada como uma série documental em três episódios, Ceará Francês foi compilada em uma versão longa-metragem especial com cerca de uma hora de duração. O projeto é uma realização do Instituto Qair e da Zoom Digital Produções, dentro das comemorações oficiais dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
Idealizado, dirigido e roteirizado pelos premiados documentaristas cearenses Roberto Bomfim e Eduardo Barros Pinheiro, o filme convida o público a uma verdadeira viagem no tempo, percorrendo desde os primeiros contatos com os franceses na Serra da Ibiapaba, passando pela riqueza cultural e científica de Icó, até chegar à Fortaleza da Belle Époque, inspirada na Paris do século XIX.
O lançamento em Fortaleza marca um novo capítulo desse projeto cultural, que teve estreia em 2024 no Teatro da Ribeira dos Icós, com o episódio “Icó, a Paris do Sertão”.
A realização da obra conta com o apoio cultural da Câmara de Comércio França-Brasil e do BSPar, além do suporte institucional de entidades que reconhecem seu valor educativo e histórico:
-
Governo do Estado do Ceará
-
Consulado Geral da França para o Nordeste (Recife)
-
Aliança Francesa
-
Academia Cearense de Letras
-
Instituto Histórico do Ceará
-
Academia Cearense de Literatura e Jornalismo
-
Museu Tertuliano de Melo
Mais do que um filme, Ceará Francês é um ato de valorização da memória cultural nordestina, um gesto de sustentabilidade social e de diplomacia cultural entre nações irmãs.